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PDCA: um aliado para a gestão de processos

A sigla PDCA significa Plan (planejar), Do (executar), Check (Checar) e Act (Agir) e é um método utilizado para melhoria contínua e solução de problemas. Cada sigla é uma etapa que possui objetivos específicos que se repetem a cada ciclo.



Abaixo listaremos de forma simplificada os objetivos de cada uma das etapas do PDCA:


1. Planejamento

Compreensão da situação atual

Estabelecimento de objetivos e metas

Criação de indicadores

Aplicação de uma metodologia de solução de problema


2. Desenvolver

Desenvolvimento de um plano de ação

Coleta de dados da situação atual

Criação de novo processo

Treinamento dos envolvidos


3. Checar

Verificação se os indicadores atingiram os objetivos

Coleta de dados do cenário onde ocorria o problema

Análise do que foi planejado


4. Agir

Avaliação dos resultados

Caso o problema tenha sido solucionado, há a padronização do método

Se as metas não tenham sido atingidas, um novo ciclo PDCA é iniciado.


As principais vantagens do PDCA para as organizações são: simplicidade na aplicação, aperfeiçoamento das atividades, desenvolvimento contínuo dos processos, otimização do tempo e melhoria na produtividade.


PDCA é um método simples, mas que pode proporcionar alta contribuição no desenvolvimento dos negócios. Ele fornece um caminho claro e contínuo na identificação, solução de problemas e, consequentemente, desenvolvimento dos processos empresariais.

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