top of page
Buscar
  • Foto do escritorFacilita Finanças

Finanças Empresarias: 5 dicas para desenvolver o financeiro do seu negócio

A organização financeira é um dos passos para o desenvolvimento do negócio. Organizar é identificar e adequar os recursos da sua empresa de forma que você não só tire o melhor proveito deles, como também facilite o controle, evitando assim perdas e desperdícios de recursos.



A organização é a base para o desenvolvimento, quando organizamos as finanças, obtemos informações de qualidade para tomar a melhor decisão em prol do nosso negócio.


Elencamos cinco dicas de como iniciar a organização financeira do seu negócio:


1. Identificação dos Custos e Despesas

Um dos principais pontos de descontrole de muitas empresas é não realizar o acompanhamento dos seus custos e as despesas. A falta de controle pode levar a empresa a realizar gastos desnecessários e, consequentemente, prejudicar o resultado do negócio.


2. Identificação e controle dos recebíveis

Infelizmente muitas empresas, envolvidas nas demandas diárias, não controlam os valores a receber dos clientes. Essa falta de controle pode levar a empresa a pagar juros desnecessários, por exemplo, devido ao desencaixe entre as entradas e saídas de valores.


3. Elabore o fluxo de caixa do seu negócio

Com a identificação das despesas e receitas da sua empresa é possível elaborar o fluxo de caixa empresarial. Fluxo de caixa é que uma ferramenta que mostra as entradas e saídas de valores por um determinado período. Ele proporciona informações importantes para adequar as datas dos recebimentos e pagamento de despesa, obtendo assim uma maior previsibilidade, antecipando possíveis necessidade de caixa e/ou sobra de valores para investimentos.


4. Sistema de gestão como aliado

Se você chegou até aqui, já deu passos importantes para conhecer de forma mais profunda a capacidade financeira do seu negócio. Porém, mais importante que conhecer é seguir acompanhando as finanças da sua empresa. Hoje o mercado oferece diversos sistemas de gestão acessíveis e que facilitam o controle diário das finanças do seu negócio.


5. Organização financeira exige continuidade

Acompanhe regularmente as finanças do seu negócio. Tudo que tratamos até aqui é uma fotografia do momento atual, por isso é tão importante que os processos financeiros sejam alimentados e acompanhados constantemente. Só assim você conseguirá acompanhar a capacidade financeira do seu negócio e fazer correções sempre que necessário.

32 visualizações0 comentário
bottom of page