Buscar
  • Facilita Finanças

Conciliação de Cartão: do controle à negociação

Atualizado: Jun 12

O pagamento por cartão é o meio de pagamento mais utilizado atualmente. Segundo o último balanço de 2020, divulgado em fevereiro/2021 pela ABECS (Associação Brasileira de Empresas de Cartão de Crédito), os brasileiros fizeram 23,3 bilhões de transações com cartão em 2020. Sendo que no 4º trimestre de 2020, os cartões cresceram 15,3%, bem acima do PIB (+2,7%) e consumo das famílias (+4,0%).



As empresas, de uma forma geral, já compreenderam a importância de possuírem entre as suas formas de pagamento o cartão, junta-se a isso o atual cenário econômico mundial, bem como o crescimento do comércio eletrônico.

Para alinharmos o conhecimento, vamos detalhar como e o que é conciliação de cartão, seus processos e benefícios.


1. CONCILIAÇÃO DE CARTÃO


Resumidamente, conciliação de cartão é o ato de conferir e validar as informações com relação as vendas por cartão de crédito e débito, bem com o controle do recebimento dessas vendas.


2. INFORMAÇÃO DA VENDA


O processo de conferência inicia com o fechamento das vendas do dia. Caso a empresa possua um sistema de frente de caixa, é necessário assegurar que todas as baixas que foram dadas com forma de pagamento em cartão, realmente tenham ocorrido. Além disso, é nessa etapa que garantimos que o código da transação, forma de pagamento e valor conferem com a venda efetivada.

Alguns erros podem ser minimizados com a utilização de sistema, que capturam automaticamente as informações, reduzindo consideravelmente a possibilidade de erro humano.


3. VANTAGENS DA CONCILIAÇÃO DE CARTÕES


As vantagens na conciliação de cartão vão do controle da venda à previsibilidade dos recebimentos.


a – Controle das vendas efetivadas, redução de desvio e transações não concluídas

Com a conciliação é possível garantir que todas as vendas foram realmente efetivadas e que não houve estornos de transações, cancelamento da venda, bem como troca da máquina de cartão do estabelecimento.


b – Controle das taxas negociadas e aluguel das máquinas

Com o acompanhamento constante é possível garantir que as taxas que foram negociadas para a sua empresa, estão sendo cumpridas. Nos clientes que já atendemos, percebemos que o maior volume de erros está no repasse das vendas com taxa incorreta ou até na retenção indevida de algum crédito.


c – Previsibilidade dos valores a serem recebidos

O controle possibilita o conhecimento antecipado da previsão de recebimento das vendas realizadas no crédito e parcelado. Esses dados alimentarão o fluxo de caixa da empresa, tornando mais real a entrada dos recursos e possibilitando adequação do vencimento das despesas, se necessário.


4. NEGOCIAÇÃO DAS TAXAS DE CARTÃO


Nós acreditamos que esse tópico deveria ser o primeiro no processo de implantação do controle das vendas por cartão, pois partir do momento que um estabelecimento decide realizar vendas através de cartão, é de suma importância não só negociar as taxas e despesas desse processo, bem como atualizar internamente suas informações financeiras com essa negociação (precificação, fluxo de caixa, etc), mas infelizmente na prática não é isso que ocorre.


Muitas empresas não possuem conhecimento sobre o mercado de adquirência (é a atuação das empresas que fazem a intermediação de pagamentos realizados com cartões de crédito e débito), suas as oportunidades e riscos.


Conhecer o volume das vendas, por forma de pagamento e bandeira, auxiliam a negociar melhores taxas para o seu negócio. Outra análise importante é a avaliação do número de empresas de cartão que serão necessárias incluir no meu estabelecimento. Algumas não aceitam determinadas bandeiras, por isso é importante avaliar o volume das vendas nessas bandeiras para analisar e comparar com os custos dessa estrutura.


O processo de conciliação é simples e fornece informações importantes para o negócio. Porém, como todo o processo, necessita de acompanhamento para que não haja perdas ou gastos desnecessários.


Fonte: https://api.abecs.org.br/wp-content/uploads/2021/02/Balan%C3%A7o-do-Setor-4%C2%BA-Trimestre-de-2020-Apresenta%C3%A7%C3%A3o.pdf

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo